A inteligência é Artificial, mas a capacidade de gerar mudanças é HUMANA

O desafio da educação pública

No Brasil, milhões de estudantes ainda enfrentam um sistema educacional marcado pela precarização e pela desigualdade. Mais de 50% dos alunos do ensino médio não atingem o nível básico de proficiência em matemática e leitura, segundo dados do SAEB (2021).

Além disso, quase metade das escolas públicas carecem de conectividade adequada, o que limita o acesso a tecnologias essenciais para o aprendizado, conforme apontado pelo Censo Escolar 2022.

Como a IA pode transformar a sala de aula

A inteligência artificial (IA), especialmente em sua vertente generativa, tem o potencial de transformar a educação quando utilizada com ética, critério e propósito pedagógico. Não se trata de substituir professores ou estudantes, mas de ampliar possibilidades e criar novas formas de ensinar e aprender.

1. Personalização da aprendizagem

A IA pode gerar trilhas de aprendizagem adaptadas ao ritmo e às necessidades de cada estudante. Com isso, conteúdos e exercícios se tornam mais eficazes, reforçando pontos frágeis e avançando em áreas de domínio.

2. Apoio aos professores

A tecnologia pode automatizar tarefas burocráticas, como correções e elaboração de relatórios, liberando tempo para que os educadores se concentrem na mediação do conhecimento e no apoio socioemocional dos alunos. Além disso, pode sugerir planos de aula alinhados à BNCC e fornecer feedback em tempo real.

3. Inclusão e acessibilidade

A IA pode ser uma grande aliada na promoção da equidade: tradutores automáticos, leitores de texto, legendas e adaptações para estudantes com deficiência tornam o conteúdo mais acessível e democrático.

A transformação está sendo impulsionada por dados e pessoas

Segundo o estudo da UNESCO intitulado “Artificial Intelligence and Education: Guidance for Policy-makers” destaca que a IA, quando aplicada com ética, pode reduzir desigualdades educacionais, desde que venha acompanhada de políticas de acesso e formação.

No entanto, transformar a escola por meio da tecnologia não é apenas uma questão de equipamento ou conectividade. Trata-se, principalmente, de uma mudança de cultura: empoderar professores, ouvir estudantes, valorizar o conhecimento local e criar ambientes de aprendizagem mais humanos, criativos e colaborativos.

Iniciativas que fazem a diferença

Em parceria com a The Trust For The Americas, estamos promovendo ações concretas para transformar o acesso às tecnologias e preparar jovens e educadores para o futuro do trabalho. Por meio do projeto PotencIA 2025, oferecemos formações gratuitas em inteligência artificial, tecnologia e competências digitais em territórios vulneráveis, aproximando a escola pública das inovações mais atuais. Essa iniciativa já impacta centenas de participantes, incentivando o uso ético e criativo da IA como ferramenta de desenvolvimento humano e inclusão produtiva.

Por fim…

A inteligência pode ser artificial, mas a mudança é feita por pessoas reais. É preciso investir em formação docente, garantir acesso equitativo às tecnologias e incentivar o uso ético da IA na educação. Com inovação, ética e intencionalidade pedagógica, é possível construir uma escola pública mais justa, eficiente e alinhada com os desafios do século 21.

J Gomes de Melo

Writer & Blogger

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