Muitas vezes vista como uma distração, a tecnologia vai muito além do que um passa tempo para as crianças. Quando bem direcionada pode se tornar um grande incentivo para a aprendizagem.
São inúmeras as possibilidades e graças a tecnologia, a sala de aula pode se tornar romper barreiras, é como se nenhuma parede existisse e o aluno pudesse viajar pelo mundo, conhecer um universo diferente. Para promover o desenvolvimento educacional é preciso proporcionar para as crianças sempre as melhores condições.
Neste post vamos falar um pouco mais sobre isso, mostrando como tecnologia e educação podem e devem caminhar juntas para garantir um futuro melhor para todos.
- Como a tecnologia pode impactar na educação?
- A relação entre professor e aluno pode melhorar?
- Os benefícios da tecnologia na educação de crianças
Como a tecnologia pode impactar na educação?
Há alguns anos o cenário de uma escola girava em todos de lápis, papel e quadro. Hoje este cenário mudou muito mais do que poderíamos imaginar e em diversos aspectos.
A educação hoje está focada em resolver os problemas que impacta a sociedade agora e que irão impactar também no futuro. Pensando nisso, a tecnologia entrou no circuito criando uma revolução.
A educação agora não tem fronteiras, assim como os problemas são conhecidos por todos, as soluções surgem de diversas fontes e começam a ser criadas desde cedo. A tecnologia se tornou um caminho para que as crianças possam conhecer novos mundos e ter acesso a informações que antes eram mais complicadas e morosas de se ter.
Além disso, é preciso considerar também como esses avanços tecnológicos ajudam a democratizar a educação. Porém, sabemos que existe um longo caminho pela frente, afinal a tecnologia ainda não está disponível para todos os alunos, em todas as escolas.
A relação entre professor e aluno pode melhorar?
Toda e qualquer oportunidade de disponibilizar a tecnologia como parte da educação de crianças e jovens deve ser aproveitada. Além de proporcionar diversas novas oportunidades, que vão alavancar o futuro profissional, a tecnologia também estabelece uma nova relação entre professor e aluno.
Quadro e livros ainda tem seu papel na educação, mas com o uso das tecnologias é possível mostrar os estudantes coisas novas e isso desperta o interesse, a vontade e o engajamento por diversos temas.
O professor se torna não só um interlocutor que ensina, mas se torna de uma fonte de possibilidades que são muito transformadoras para a vida de jovens e crianças.
Além disso, é preciso considerar também que com a tecnologia os professores tem muitas outras ferramentas para interagir com os estudantes é passar o conhecimento de forma mais diversificada.
Os benefícios da tecnologia na educação de crianças
Tudo o que já falamos até aqui reforçam a importância da tecnologia para a educação. Todas as áreas da educação, desde a pré-escola até o ensino superior, todos podem aproveitar os benefícios que a tecnologia tem a oferecer.
Para te dar uma visão geral separamos uma lista de benefícios que se destacam quando o assunto é o uso da tecnologia na educação. Vem conferir!
Qualidade: são tantas as possibilidades que melhoram e muito a qualidade da educação.
Interesse: os alunos ficam mais interessados pelo conteúdo que está sendo apresentado.
Comunicação: a tecnologia elimina algumas barreias e estabelece uma nova ponte de comunicação e interação entre professores e alunos.
Participação: outro ponto importante é o estimulo a participação dos alunos em diversas atividades.
Lugar: as aulas não precisam mais estar restritas às salas de aula, a qualquer hora e em qualquer lugar, é possível assistir uma aula e essa versatilidade é um fator determinando para que todos possam ter uma educação melhor.
#PraTodosVerem: a imagem mostra um notebook, em cima de uma mesa, encostado em um livro aberto. Ao fundo tem uma lousa com algumas inscrições. Na parte de cima tem a frase: Tecnologia e Educação: como oferecer melhores condições de aprendizado. Na parte de baixo tem a logo da @microsoft, ITI, @PoetaDigiSpark, @TheTrust4Americas e @OEA.