Tecnologias digitais podem diminuir impacto econômico da pandemia no Brasil

Fonte: ONU Brasil

O escritório brasileiro da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em colaboração com a Divisão da UNIDO para a América Latina e o Caribe, divulgou nesta quinta-feira (3) uma nota técnica para explicar a necessidade do investimento das empresas em digitalização para superar os impactos econômicos da pandemia de COVID-19 no país.

De acordo com o documento, tecnologias digitais têm um papel essencial para tornar as empresas mais produtivas e resilientes a médio e longo prazos. As transações digitais para clientes, fornecedores e empresas permitem que os negócios continuem funcionando e com segurança, mesmo em circunstâncias mais adversas.

A nota técnica também faz uma análise do cenário econômico brasileiro inserido no contexto internacional, levando em consideração pesquisas e levantamentos recentes. O Banco Mundial, por exemplo, projeta uma queda de 8% no Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020.

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) apontou que o setor privado precisa acelerar a digitalização de algumas atividades produtivas e a adaptação do setor industrial brasileiro a um novo conjunto de imposições tecnológicas para aumentar a competitividade nos mercados nacional e global.

As tecnologias de produção digital avançada (PDA), citadas no documento, transformam a forma como as empresas funcionam, criando novas oportunidades de negócios, aumentando a competitividade, e gerando emprego e sustentabilidade ambiental.

 A nota técnica divulgada pela UNIDO explica também como algumas políticas públicas podem ser estratégicas para a promoção da inovação tecnológica por meios digitais junto à cadeia produtiva do Brasil. Outros fatores essenciais para o tema são abordados, como estratégias de capacitação profissional, implementação de programas setoriais, incentivos fiscais e estímulo a novas parcerias entre acadêmicos, empresas e países.

Por fim, o documento aponta casos de sucesso em digitalização implementados pela UNIDO e por parceiros da organização no Brasil.

Para ter acesso à nota técnica completa, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support