Formação de jovens: o papel e a importância da tecnologia

O mundo virtual está cada vez mais presente na vida das pessoas e a tecnologia tem ganhado um papel importante na formação de jovens. Os métodos de ensino e a didática nas escolas estão passando por transformações e novas possibilidades de aprendizado estão apenas a um clique de distância.

Computadores, tablets e smartphones abriram um novo mundo de possibilidades, aproximando os jovens de experiências que antes poderiam ser inalcançáveis. Além disso, a tecnologia também exerce um papel importante no mercado de trabalho, podendo ser um diferencial na hora de ingressar ou crescer no mercado de trabalho.

Neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre isso, mas antes de começarmos, confira os tópicos que vamos abordar:

  • A tecnologia na formação de jovens
  • Como incorporar tecnologia e educação
  • Os benefícios para o futuro profissional

A tecnologia na formação de jovens

Há algum tempo a tecnologia faz parte da rotina da maioria dos jovens. Crianças já conseguem manusear celulares e tablets, por exemplo, com maestria, o que abre portas para um mundo novo de conhecimento.

Quando bem direcionada, a tecnologia pode impactar diretamente na formação, contribuindo para os jovens possam ampliar o conhecimento e ter novas possibilidades para o futuro. Além disso, o conhecimento das novas tecnologias, despertado ainda neste momento de formação, pode ser um diferencial para o mercado de trabalho.

O setor de tecnologia está em plena expansão, então a proximidade com as novas ferramentas tecnológicas pode ir além do uso para estudos ou lazer, mas se tornar uma profissão.

Como incorporar tecnologia e educação

Durante a pandemia uma nova realidade impactou diretamente os estudantes. Com as restrições impostas para auxiliar no combate ao novo coronavírus, escolas foram fechadas e o ensino remoto passou de uma opção para parte da rotina.

Além do ensino regular, a possibilidade de cursos extracurriculares sendo feitos de forma remota, proporciona ainda mais possibilidades de conhecimento para os jovens. Sem sair de casa é possível aprender uma nova habilidade, que será decisiva para o futuro e também contribuir para a escolha de uma área de atuação.

De acordo com a pesquisa “Lições da Pandemia: Motivos para Reduzir as Distâncias na Educação”, feita pelo Descomplica e pelo Instituto Locomotiva, 72% dos pais acham que ensino a distância será utilizado em cursos extracurriculares. O foco da pesquisa, divulgada em 2021, foi entender o papel da tecnologia no processo de ensino durante a pandemia, então foram ouvidos pais e mães de alunos do ensino fundamental e médio, que continuaram com os estudos durante a pandemia.

Isso nos mostra, que o ensino a distância pode estabelecer uma nova rotina na formação dos jovens, graças as novas tecnologias. Quanto mais os jovens podem conhecer coisas novas e ter experiências diferentes, melhor será o direcionando das afinidades para a escolha de uma profissão.

Os benefícios para o futuro profissional

A tecnologia faz parte da rotina e isso é inegável para grande maioria da população. Além de uma ferramenta para acessar um mundo de possibilidades e novas experiências, a tecnologia é um diferencial para o mercado de trabalho.

Mesmo que não atue diretamente no setor, conhecer os recursos tecnológicos é um diferencial, que será decisivo na busca pelas melhores vagas, assim como as oportunidades de crescimento profissional.  Há algumas décadas era difícil imaginar o mercado de trabalho como temos hoje.

Máquinas, softwares, programas e tantos outros recursos criaram uma nova realidade no mercado, que demanda por profissionais com habilidades cada vez mais diversificadas. Por isso, usar e conhecer as novas tecnologias é mais do que uma opção, sendo uma necessidade para se destacar em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

#PraTodosVerem: a imagem mostra uma ilustração de uma moça de cabelos longos, sentada de frente a um notebook, e de um lado uma pilha de livros e do outro uma luminária, uma caneca amarela e um porta canetas preto com um lápis com a ponta para cima, um lápis com a ponta para baixo e uma caneta dentro. Do lado esquerdo da imagem está escrito: Formação de jovens: o papel e a importância da tecnologia. Abaixo tem o logo do ITI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support