Empreendedorismo: como os jovens podem abrir o seu próprio negócio

O empreendedorismo virou palavra de ordem nos últimos tempos e abriu novas e interessantes possibilidades para diversas pessoas, independentemente da idade. Afinal, cada vez mais os jovens estão começando a empreender cedo e conquistando o mercado.

Se este é o seu caso, este post pode te ajudar. Vamos trazer alguns insights que vão te ajudar a entender e estruturar as suas ideias sobre o empreendedorismo. Antes de começarmos, confira os tópicos que vamos abordar:

  • Os jovens no empreendedorismo
  • Como empreender sem experiência
  • Possibilidades de negócios

Os jovens no empreendedorismo

Por muitos anos a sociedade estabeleceu a crença de que empreender é coisa de quem tem muita experiência e já uma base consolidada de conhecimento na vida. Porém, agora nós podemos discordar disso e dizer que o empreendedorismo não tem hora, lugar e nem idade para acontecer.

Cada vez mais jovens estão buscando empreender para colocar os seus sonhos em prática. Uma pesquisa feita pelo HeroSpark, plataforma de estratégias online, mostra que três em cada cinco jovens brasileiros querem ser empreendedores e aproximadamente 24% já têm o negócio próprio.

Isso mostra que as possibilidades estão abertas para todos, mas é preciso se preparar para os desafios envolvidos e empreender sem muita experiência no mercado. Vamos então a mais um dado interessante para entender o perfil do jovem que está empreendendo.

Segundo levantamento realizado em 2019, 73% dos jovens empreendedores possuem ensino superior completo e apenas 9% têm ensino médio. Os dados fazem parte da pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro, feita pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), em conjunto com a Secretaria Nacional da Juventude.

Como empreender sem experiência

Agora você pode estar com uma dúvida que afeta muitas pessoas: como eu posso empreender se não tenho experiência? É possível, acredite! Claro que são grandes desafios, mas você pode conseguir.

Separamos a seguir algumas questões que podem te ajudar a estabelecer um processo para começar a colocar as ideias em prática. Confira!

Afinidades: um passo importante para empreender é avaliar as suas afinidades, do que gosta, o que sente mais confortável fazendo e aliar as suas vontades com as oportunidades do mercado. Vale também testar tudo isso na prática, visite negócios similares, entenda as nuances envolvidas, adquira um pouco de experiência com a observação.

Busque aprendizado: faça cursos, participe de workshops e palestras. Lembre-se todo conhecimento é bem-vindo e vai fazer a diferença na gestão do seu negócio.

Networking: crie uma rede de relacionamento, converse com pessoas que já empreenderam. Este compartilhamento de experiências pode ajudar bastante e evitar que alguns erros sejam cometidos neste primeiro momento.

Conheça o mercado: independente da área do negócio é essencial conhecer o mercado. Pesquise sobre o que as pessoas gostam, quais as tendências estão em alta e, principalmente, avalie se ainda existe uma fatia de mercado disponível, ou seja, se você vai conseguir espaço para vender o seu produto ou serviço.

Empreender é ir além: não importa qual seja o seu negócio é fundamental que você já comece sabendo que precisará saber sobre gestão de pessoas, marketing e contabilidade. Então, mesmo que vá empreender na área de tecnologia, entenda que existem outras coisas as quais precisa estar por dentro.

Possibilidades de negócios

Poderíamos trazer aqui diversas possibilidades de negócios, mas o importante é que você saiba que é possível! Basta buscar a estruturação necessária, mesmo começando com pouco você pode ir estruturando o seu negócio.

Lembre-se, você não precisa começar grande e com um investimento financeiro alto, pode começar aos poucos, dar um passo de cada vez até que consiga faturar o suficiente para investir no crescimento do seu negócio.

#PraTodosVerem: a imagem mostra a frase: Empreendedorismo: como os jovens podem abrir o seu próprio negócio. Em baixo aparecem apenas as pernas de quatro pessoas sentadas com objetos nos colos, como notebook, papéis e canetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support