Como a transformação digital impacta o mercado de trabalho

As empresas estão cada vez mais em busca de novidades que possam alavancar os resultados. Isso faz com que a transformação digital ganhe espaço e se torne uma realidade constante para os negócios que querem se destacar no mercado.

Porém, um ponto importante a se considerar é como essa transformação impacta o mercado de trabalho e cria um novo mundo de perspectivas e possibilidades de carreira. É essencial que tanto empresas quanto os profissionais estejam atentos a isso para aproveitar as possibilidades.

Neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre como o mercado de trabalho está e continuará sendo impactado pela transformação digital. Antes de começarmos confira os tópicos que vamos trabalhar:

  • A transformação digital no mercado de trabalho
  • Como evitar a desigualdade gerada pela digitalização
  • A inclusão digital para jovens e adultos

A transformação digital no mercado de trabalho

É inegável o quanto o mercado de trabalho passa por evoluções constantes. Novas tecnologias mudam quase que diariamente a forma como diversos processos são feitos e novas profissões surgem, o que requer profissionais cada vez mais preparados.

As empresas estão investindo em tecnologia para crescer e alcançar novos mercados e os profissionais precisam estar atentos a essas mudanças para aproveitar as oportunidades.

Para se ter uma ideia deste cenário, o uso, gastos e investimentos em TI nas empresas representa 8,7% da receita. A informação faz parte da 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada neste ano pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

A pesquisa mostra ainda que computadores, notebooks, tablets e smartphones somados já representam 447 milhões de unidades. Isso mostra o quanto a tecnologia vem avançando no país e reforça a transformação digital como uma realidade que impacta em todo o mercado de trabalho.

Outro ponto que deve ser considerado é o quanto a pandemia acelerou a transformação digital. De acordo com um estudo feito pela Korn Ferry, em novembro de 2021, 85% das empresas adotaram o modelo de trabalho totalmente remoto durante a pandemia.

Então, passamos de um modelo de trabalho que era presencial, em grande maioria, para o home office e agora temos o híbrido se tornando uma realidade para grande parte das empresas.

Como evitar a desigualdade gerada pela digitalização

Apesar de muito positiva, a transformação digital também pode gerar uma desigualdade entre os profissionais. Isso acontece pelo fato de que muitas pessoas não conseguem ter acesso a uma educação de qualidade, que os prepare para todas essas mudanças.

Então, é preciso que os profissionais estejam atentos e possam buscar opções de capacitação para que consigam aproveitar essas novas vagas que surgem a cada dia. Seja para ingressar no mercado de trabalho ou buscar novas oportunidades, é preciso estar cada dia mais preparado.

A educação é o caminho para evitar que a desigualdade possa prejudicar o crescimento profissional. Aproveitar as capacitações gratuitas, cursos, palestras, workshops e tantas outras possibilidades faz a diferença para os profissionais.

A inclusão digital para jovens e adultos

Evitar essa desigualdade de qualificação é um grande desafio para toda a sociedade, por isso, o ITI oferece uma série de cursos gratuitos e tem como propósito propiciar a inclusão digital, social e educativa.

Seja para os jovens que ainda estão avaliando suas afinidades e escolhendo uma profissão, ou então para profissionais que já estão no mercado, mas estão em busca de outras possibilidades. Todos precisam estar qualificados para que possam alcançar as melhores vagas.

A inclusão digital é feita por meio da educação. Quanto mais as pessoas estiverem preparadas para enfrentar e vencer os novos e constantes desafios do mercado de trabalho, mais poderão se destacar e crescer profissionalmente.

#PraTodosVerem: a imagem mostra uma mão aberta e em cima dela um globo iluminado e cercado de símbolos relacionados a internet, como a nuvem de download, o cadeado de segurança, uma carta de e-mail e uma lupa de pesquisa. A frase escrita no canto esquerdo é: Como a transformação digital impacta o mercado de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support