Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança livro “Um Sonho no Caroço do Abacate” em formatos acessíveis

Iniciativa disponibiliza mais de 10 obras literárias em libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, lançou o livro Um sonho no Caroço do Abacate, de Moacyr Scliar, em formato acessível contendo libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples. Ação faz parte do programa estadual “Livros Acessíveis”, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a ONG Mais Diferenças, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI).

“Este é um projeto 100% acessível, que faz com que as pessoas com deficiência, sejam elas com deficiência visual, intelectual, física ou auditiva, tenha a oportunidade de ter acesso a uma obra literária”, afirmou a Secretária Célia Leão, que também ressaltou a importância do programa: “temos que ter em mente que uma obra literária pode e deve ser acessada por todas as pessoas, com e sem deficiência. Como quer o Governador João Doria, estamos realizando essa iniciativa que proporciona uma experiência únicas às pessoas com deficiência. Além da acessibilidade dos livros, é uma iniciativa que levanta reuniões e oficinas, para que professores disseminem essas práticas acessíveis”.

Por meio de live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP), o evento online alcançou mais de 1,1 mil espectadores e contou com a presença do Secretário de Estado Sergio Sá Leitão (Cultura), da Coordenadora Geral da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch, do professor de Libras e consultor da Mais Diferenças Danilo Santos e do intérprete de Libras Edilson Andrade.

Com o objetivo de proporcionar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência já disponibiliza em seu site 13 obras literárias acessíveis. São elas: Uma Nova Amiga, de Lia Crespo; Serei Sereia?, de Kely de Castro; O Discurso do Urso, de Julio Cortázar; O Menino no Espelho, de Fernando Sabino; A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga; Frritt Flacc, de Júlio Verne; Bem do seu Tamanho, de Ana Maria Machado; Sei por Ouvir Dizer, de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa; Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne; Peter Pan, de J. M. Barrie; As Cores no Mundo de Lúcia, de Jorge Fernando dos Santos; O Menino Azul, de Cecília Meireles e Lúcia Hiratsuka; Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Sierra I. Fabra.

As obras, que podem ser acessadas no site https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/livros-acessiveis/ , contribuem com a equiparação de oportunidades e o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos aos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal.

Livros Acessíveis

O programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a ONG Mais Diferenças e apoio do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), garante o acesso 

Imagem da página oficial do projeto

de  todas as pessoas aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil – que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão. 

A iniciativa prevê ainda a realização de oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura e outros profissionais interessados às práticas acessíveis e inclusivas voltadas à leitura.

Confira a transmissão online: https://www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp/videos

 

Fonte: ASCOM Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support