Coronavírus: cursos online e gratuitos são opções para se atualizar na quarentena

O ITI possui em seu site diversas opções de cursos online desde informática básica até educação inclusiva e inovação em gestão pública

A ampliação da quarentena, medida necessária para impedir a alta transmissibilidade da Covid-19, exigirá de todos um pouco mais de paciência, além de cuidados redobrados nas medidas de prevenção já anunciadas incansavelmente pelas autoridades em saúde e difundida constantemente nos meios de comunicação. O principal problema do coronavírus é sua alta taxa de transmissão, o que deve superlotar o sistema de saúde pública e particular, dificultando o atendimento e tratamento dos casos mais graves. A pandemia está alterando a rotina de todos e a recomendação principal é o isolamento social, fundamental para reduzir a rápida proliferação do novo coronavírus.

O momento é de prevenção, atenção e cuidado, sobretudo com os grupos mais vulneráveis: idosos e pessoas com doenças crônicas. Contudo, esse afastamento social pode gerar medo e ansiedade nas pessoas. Por isso, diante de tantas informações é preciso buscar alternativas para manter a mente ocupada e produzir algo de produtivo nesse período. Os cursos a distância são ótimas alternativas para quem tem a possibilidade de passar esse período em casa e busca formas de manter-se atualizado.

O ITI – Instituto Tecnológico Inovação possui em seu site diversas opções de cursos (gratuitos e pagos) no formato EaD. Os módulos gratuitos fazem parte do projeto Transformando Vidas que propõe viabilizar a capacitação básica na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para as pessoas que queiram ingressar ou reforçar a atuação no mercado de trabalho. São cursos online que podem ser acessados de qualquer lugar e contam com materiais adicionais, provas e emissão de certificado. Os cursos oferecidos por este projeto são:

EXCEL 2010 – FUNDAMENTOS

Destinado a quem pretende iniciar o aprendizado da ferramenta Excel. Os alunos terão os primeiros contatos com a planilha eletrônica mais utilizada no mercado. Desde o básico da navegação no sistema opera- clonal até a criação de planilhas e fórmulas.

EXCEL 2010 – MÓDULO 1

Este curso é ideal para quem já possui um conhecimento básico do Ambiente Windows e navegação no Excel como: abrir e fechar o programa, navegação entre as janelas, editar e salvar arquivos, etc.

EXCEL 2010 – MÓDULO 2

Este módulo é ideal para quem compreendeu os recursos básicos e intermediários do Microsoft Excel, e deseja aprimorar suas habilidades por meio de técnicas avançadas para o desenvolvimento de planilhas eletrônicas mais complexas e sofisticadas.

EXCEL 2013 – VBA

Destinado a quem pretende otimizar suas planilhas eletrônicas no Excel por meio dos recursos oferecidos pelo VBA (Visual Basic for Applications), este curso é ideal para se desenvolver na criação de funções, formulários, cadastros para banco de dados, macros e objetos.

POWERPOINT 2010

Neste curso o aluno é inserido no contexto de utilização do Power Point, compreendendo a cerca dos recursos essenciais oferecidos por ele para a criação de slides e apresentações multimídias. Seja na realização de palestras, seminários, reuniões de negócios, ou mesmo na organização de informações- que passam a ser visualizadas de forma atrativa e estruturada.

WORD 2010

Este curso insere o aluno no contexto de utilização do Word 2010, compreendendo suas características e recursos essenciais para empregá-lo na criação, formatação e edição de textos. Nas aulas, serão apresentados assuntos que incluem a descrição e identificação das barras e dos botões que compõem a tela de abertura de um documento, bem como a utilização de recursos para a formatação de fontes de letras, parágrafos, páginas, entre outros.

INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Este curso visa ajudar o aluno a compreender a lógica de programação antes de trabalhar com quaisquer linguagens de programação, o que é um requisito fundamental para desenvolver o raciocínio lógico, e, assim, poder desenvolver diversos tipos de programas, dos mais simples aos mais complexos.

SQL 2012 – MÓDULO 1

Você aprenderá os fundamentos da linguagem SQL, em um curso para quem deseja inserir-se no aprendizado dessa linguagem, adquirindo as habilidades básicas para realizar consultas em bancos de dados relacionais.

ILLUSTRATOR CS6 – MÓDULO 1

Destinado para quem deseja compreender os recursos básicos oferecidos pelo Adobe Illustrator, e utilizá-los na criação de desenhos, peças gráficas, e outros materiais, sempre adequados às necessidades vigentes.

PHOTOSHOP CS6 – MÓDULO 1

Ideal para quem pretende compreender os recursos básicos do Photoshop e adquirir as habilidades técnicas necessárias para utilizá-lo produtivamente no tratamento de imagens digitalizadas, envolvendo a edição de imagens digitais, retoque, ajuste e melhoramento.

Para conhecer os cursos gratuitos acesse:

http://www.itinovacao.org.br/cursos-gratuitos-de-informatica/

Curso para profissionais da área de educação

Já o curso Formação de Professores para a Educação Inclusiva, propõem o enfrentamento de barreiras excludentes que podem se apresentar no ambiente escolar. É direcionado exclusivamente para professores, equipe pedagógica e gestores da área da educação de escolas públicas e particulares. É uma ótima oportunidade para o docente que não teve contato com o tema nas grades dos cursos tradicionais, atualizar-se e estar conectado com o que há de mais atual nos conceitos da formação para a inclusão.

Organizado em quatro módulos, o curso oferece a oportunidade do profissional da educação ambientar-se ao tema, visando que a grande maioria dos professores não teve uma disciplina que discutisse inclusão durante a formação inicial, fazendo com que o primeiro contato com um aluno com deficiência fosse em sala de aula.

O objetivo é acabar com os mitos acerca da deficiência, tanto os que superestimam, quanto os que atribuem menos-valia, e impactam negativamente em práticas pedagógicas que dificultam o processo de inclusão.

O curso está organizado em quatro módulos:

Módulo I: Deficiência Auditiva/Surdez
Módulo II: Transtorno do Espectro Autista
Módulo III: Deficiência Visual
Módulo IV: Deficiência Intelectual

Os módulos apresentam um breve histórico de como as políticas foram pensadas, considerando leis gerais e leis específicas, conceituação e entendimento das especificidades de cada deficiência e do Transtorno do Espectro Autista, além de ampla discussão sobre estratégias de ensino, apresentação e reflexão sobre práticas de ensino e aplicabilidade no cotidiano escolar.

Para os interessados, o site disponibiliza uma prévia das aulas: http://ead-iti.itinovacao.org.br/lesson/modulo-i-deficiencia-auditiva-surdez-aula-4/

Para conhecer todos os cursos oferecidos pelo ITI em formato EaD acesse o site www.itinovacao.org.br.

Para mais informações e inscrições entre em contato através do telefone: 11 3251-1399 / 11 3262-3666 ou e-mail: contato1@itinovacao.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support