Cursos EAD: crescimento na procura e oportunidade de desenvolvimento

Em plena expansão, cursos EAD promovem novas possibilidades para o desenvolvimento profissional

A qualificação por meio dos cursos de ensino a distância (EAD) tem oferecido uma serie de novas possibilidades para o desenvolvimento de novas habilidades. Os cursos EAD permitem que estudantes e profissionais possam se aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos que serão decisivos para o mercado de trabalho.

A flexibilidade e dinamismo do EAD foi ao encontro da necessidade das pessoas por encaixar uma oportunidade de desenvolvimento em meio a uma rotina recheada de atividades e compromissos. Além disso, a pandemia também contribui para essa tendência, já que a necessidade de isolamento social estabeleceu uma nova realidade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te contar uma pouco mais sobre este crescimento do EAD e também como isso pode gerar boas oportunidades no mercado. Confira os tópicos que vamos abordar:

  • Crescimento dos cursos EAD
  • Uma tendência que deve ganhar ainda mais espaço
  • Oportunidade de conhecimento para os jovens

Crescimento dos cursos EAD

Mesmo antes da pandemia já era possível notar que o EAD vinha conquistando seu espaço. A possibilidade de adquirir novos conhecimentos sem a necessidade de ir até uma instituição de ensino criou um novo mundo de possibilidades e oportunidades.

Dados do Censo da Educação Superior 2020, divulgados no início deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que as matrículas em cursos superiores de EAD superaram os presenciais. O censo considerou tanto as matrículas na rede pública quanto na privada.

Se considerarmos o histórico, esta foi a primeira vez que o Brasil registrou um maior número de alunos nos cursos de graduação a distância se comparado com o presencial. Isso demonstra que não existe mais uma barreira geográfica ou de deslocamento para que o desenvolvimento aconteça.

Os cursos EAD vieram para ficar e promover o desenvolvimento profissional. Graças a flexibilidade das atividades a falta de tempo para ir até uma instituição de ensino ganhou um novo cenário em que os estudantes podem se aprimorar mesmo estando em casa ou onde estiverem.

Uma tendência que deve ganhar ainda mais espaço

Mesmo com o retorno as atividades presenciais, devido ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus, os cursos EAD são uma tendência que deve permanecer em alta agora e no futuro. Afinal, são muitas possibilidades na palma da mão.

A competitividade do mercado gera a necessidade de profissionais cada vez mais preparados e prontos para encarar desafios. Com o ensino a distância as pessoas podem ter acesso a novos conhecimentos que antes nem imaginavam conseguir.

Quanto mais flexível e adaptado às necessidades do mercado e da sociedade, maiores são as chances de crescimento. Por isso, os cursos EAD seguem uma tendência de crescimento constante.

A pandemia acelerou um processo que já vinha sendo construído. Até mesmo modalidades de ensino híbrido devem se tornar mais frequentes em crescerem.

Oportunidade de conhecimento para os jovens

Para os jovens que ainda tem uma série de possibilidades pela frente e vão enfrentar um mercado de trabalho acirrado e competitivo, se destacar é essencial. Por isso, quanto mais conhecimento e mais habilidades forem desenvolvidas maiores serão as chances de conquistar boas vagas.

Sabemos o quanto o desenvolvimento dos jovens é fundamental para a sociedade, por isso, o ITI oferece uma série de cursos EAD e presenciais gratuitos para jovens. As atividades fazem parte do Projeto POETA DigiSpark 2022, promovido em parceria com a The Trust for the Americas e apoio da Microsoft.

Promover oportunidades de conhecimento é agir agora pensando no futuro. Quanto mais as pessoas estiverem preparadas melhores serão as chances de ingresso e crescimento no mercado de trabalho.

#PraTodosVerem: A imagem tem um fundo amarelo e o desenho de uma garota com calça azul, tênis branco, blusa vermelha, uma mochila branca nas costas e os cabelos azuis. Ela está em cima de um celular e de folhas de caderno. Ao redor dela giram livros, um notebook e um esquadro com lápis e borracha. A frase escrita é: Cursos EAD: crescimento na procura e oportunidade de desenvolvimento. Logo abaixo tem uma barra com a logomarca das empresas e instituições envolvidas no projeto: Microsoft, ITI, POETA DigiSpark, The Trust for the Americas e OEA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support