Um mercado de muitas promessas e oportunidades, mas que requer uma mão de obra cada vez mais qualificada. A robótica se desenvolveu muito ao longo dos anos, criando diversas novas possibilidades para quem quer investir nessa carreira.
Porém, é importante lembrar o quanto a qualificação e o aperfeiçoamento constante são fundamentais para que o mundo dos robôs, cada vez mais tecnológicos, seja desvendado.
Então nós preparamos este conteúdo para que você possa conhecer um pouco mais sobre o mercado da robótica no nosso país. Antes de começar, confira os tópicos que vamos abordar:
- A evolução do mercado da robótica
- Uma preferência pela qualidade
- Capacitação que gera oportunidade
A evolução do mercado da robótica
Desde os primeiros robôs que surgiram no mundo, o mercado passou por grandes evoluções e transformações. O que antes era apenas um sonho distante, agora é uma realidade.
O futuro chegou e o mercado da robótica se tornou uma grande oportunidade, uma ascensão profissional para aqueles que têm afinidade e gostariam de investir nisso. Temos um número interessante para que você possa perceber o quanto os robôs representam uma margem significativa de oportunidades.
Segundo dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, feito pela Mobile Time, o número de robôs no Brasil aumentou 68% no período de um ano. As informações do Mapa mostram que isso representa um crescimento de 60 mil robôs em 2019 para 101 mil em 2020.
Além disso, os dados também apontam que do total, 24 mil robôs já estão em operação, trocando aproximadamente 92 mil mensagens por mês com os humanos, utilizando o sistema chatbot.
Uma preferência pela qualidade
Todo este cenário de crescimento no uso de robôs também desperta o alerta para a qualidade, que é cada vez mais valorizada e buscada por aqueles que querem implementar um sistema robótico.
E se você quer seguir carreira nesta área é hora de pensar nas oportunidades e focar no seu desenvolvimento, se tornando um profissional capaz de suprir as necessidades do mercado.
Atualmente, não basta apenas desenvolver um robô, é preciso criar algo inovador, considerando desde os mínimos detalhes para que se tenha algo capaz único. A qualidade dos serviços que utilizam essas tecnologias estão cada vez mais em evidência.
Um chatbot, por exemplo, não pode mais apenas direcionar de forma engessada a demanda do cliente, é preciso estabelecer uma conexão, proporcionar uma experiência de atendimento diferenciada.
Sabe como isso é feito? Graças a profissionais capazes de inovar e fazer diferente, você pode sim ser um deles!
Capacitação que gera oportunidade
Quando você se prepara para este mercado, pode aproveitar as oportunidades, já que será o profissional que toda empresa quer. Podendo, inclusive, criar o seu próprio negócio e ser o precursor das mudanças e inovações.
Para se ter uma ideia geral dessas possibilidades, informações do Statista, um site de inteligência de mercados, projetou um crescimento anual de 5,5% no faturamento mundial com robótica entre os anos de 2023 a 2027. Um crescimento bem significativo que vai demandar muitos profissionais qualificados para se concretizar.
Faça cursos, busque por oportunidades de networking e acompanhe diariamente as novidades do mercado. Desta forma você estará a par de tudo e poderá aproveitar para crescer.
Um profissional preparado é tudo que o mercado precisa e valoriza, não se esqueça disso!
#PraTodosVerem: a imagem mostra a ilustração de uma garra mecânica e ao lado a frase: O Mercado da Robótica no Brasil: desafios e oportunidades